Imagem do 1º estádio de futebol de Natal-RN
Em terras potiguares, segundo o jornalista e pesquisador Luiz G. M. Bezerra, o futebol foi introduzido por Fabrício e Fernando Pedroza, dois irmãos que estudavam na Inglaterra, que em 1903 chegaram a Natal com uma bola de futebol e algum conhecimento das regras. Estes, juntamente com outros jovens abastados da cidade (famílias Maranhão, Barreto, Tavares e Roselli), viabilizaram na aurora do século passado esforços no sentido de fundarem os primeiros clubes voltados à prática do futebol no estado do Rio Grande do Norte. Assim, em 12 de outubro de 1904, surgia o Sport Club Natalense fundado pelos dois irmãos Pedroza e outros jovens pebolistas. Este é o primeiro registro de um clube de futebol a ter sido fundado no estado.
Naquela época, o futebol era praticado em terrenos descampados, em localidades onde hoje estão, por exemplo, as praças André de Albuquerque (Rua Grande) e Pedro Velho, ou no Polígono de Tiro Deodoro, no Tirol. As regras oficiais do esporte não eram seguidas ao pé-da-letra, até por desconhecimento das mesmas, o que não impediu o surgimento de muitos clubes de vida efêmera, que disputavam partidas amadoras entre si. Entre eles destaca-se o time do PRC (Partido Republicano Conservador), fundado em 1914 pelo neto do governador Ferreira Chaves, que fazia seus jogos no grande quintal da residência oficial.
Este tipo de organização amadora duraria até 1915, quando foram fundados os primeiros clubes efetivamente organizados no estado: o ABC, o América e o Alecrim, todos na cidade de Natal. A Federação de Futebol do Rio Grande do Norte, inicialmente com o nome de Liga de Desportos Terrestres, seria finalmente fundada no ano de 1918, e o primeiro campeonato estadual seria organizado, disputado e finalizado no ano seguinte.
ei porque não tem meu nome na matéria?????
ResponderExcluir