A chuva forte que desabou sobre o município de Xerém (RJ) pouco antes de começar a partida na última terça (10), prejudicou a movimentação das duas equipes, porque o gramado pesado impediu que a bola rolasse com facilidade. Mesmo assim, o time da casa começou melhor e logo aos oito minutos o zagueiro Santiago arriscou de longe e levou perigo para o gol de Tiago Cardoso.
Aos 17 minutos, o atacante Edivaldo marcou o primeiro gol do Duque, em cabeçada certeira após cruzamento de Marquinhos. Foi o 15º gol do atacante na competição. O ABC só chegou à área do time da casa com perigo aos 19 minutos em chute de Zé Eduardo, que tentou encobrir Vinicius, mas o goleiro conseguiu se recuperar e fazer uma bonita defesa.
O Duque de Caxias continuava com o controle da partida, mas o ABC conseguiu empatar aos 25 minutos numa das suas raras incursões ofensivas. Após boa tabela de Sandro e Bruno Barros, a bola foi lançada para Zé Eduardo, que entrou na área e tocou na saída de Vinicius.
A partir do gol de empate da equipe potiguar, os dois times passaram a buscar o gol e tiveram chances para desempatar. O Duque de Caxias, aos 35, em cobrança de falta e o ABC com uma bela virada de Júnior Negão, que assustou o goleiro. Aos 40, novamente o ABC chegou com tudo e Ricardinho cruzou da direita, mas o goleiro se antecipou a Júnior Negão e fez a defesa.
No último lance importante do primeiro tempo, aos 45 minutos, Clayton bateu falta com violência, o goleiro Tiago Cardoso deu rebote, mas Mancuso concluiu por cima, perdendo a chance do desempate.
O segundo tempo começou com o Duque de Caxias no ataque e o goleiro Tiago Cardoso teve que aparecer bem aos cinco e seis minutos, em chutes de Clayton e de Edivaldo. Aos oito, Marquinhos e o goleiro Tiago Cardoso se atrapalharam e quase que a bola sobrou pra Tony.
O domínio da equipe da Baixa Fluminense acabou resultando no segundo gol, marcado aos 13 minutos pelo zagueiro Pessanha, que aproveitou o bom cruzamento de Tony para cabecear sem chances para Tiago Cardoso.
Sem outra alternativa, o ABC partiu para o ataque na tentativa do empate trocando o zagueiro Rafael Pedro pelo atacante Selmir, mas não conseguia penetrar na defesa do adversário. A expulsão do volante Augusto Recife acabou com qualquer reação da equipe potiguar, que depende de outros resultados negativos de América e Bahia para manter suas escassas esperanças de se manter na Série B.
Ana Araújo